Frescal

Ingredientes

1kg de colchão mole ou picanha
2kg de sal
Tempero Completo da Vovó Amafil
"Tempero Mágico": 500 ml de azeite de oliva extra virgem, de boa qualidade; 500 ml de Shoyo; 500 gramas de manteiga sem sal; 5 cabeças de alho; 01 pacotinho de orégano; 02 maços de salsinha fresca; 02 maços de cebolinha verde.

Modo de preparo

Cortar o colchão mole (pode ser picanha, alcatra ou maminha) em lascas (pedaços) com mais ou menos 7 cm de espessura. No caso da picanha pode ser preparada no seu tamanho original. O PREPARO: Misturar 2 kg de sal médio com um potinho de 300 gramas de Tempero completo Amafil (da vovó). As carnes serão revestidos com este tempero, para cada 1 kg de carne, utilizar 30 g deste preparado. Em seguida, colocá-la em recipiente no fundo da geladeira durante 24 horas, sendo que a cada 8 horas, víra-se de posição e retíra-se o liquido acumulado no recipiente. Após este procedimento, pendurar a carne por um cordão, num pequeno furo que deve ser feito em uma das extremidades da carne e colocá-la dentro de uma caixa protegida com tela para insetos, durante aproximadamente 40 a 48 horas. Esta caixa, deverá ficar debaixo de um beiral de casa, sem que apanhe sol. A primeira etapa está pronta.
Para ser assada na grelha, a carne deverá ser cortada em fatias transversais de aproximadamente 2 a 3 cm. Depois de assada, cortar em fatias finas de 2 a 3 mm. Bem, o segredo final, está no tempero à parte que deverá ser pincelado em cima da carne em ambos os lados, a medida que você for assando na grelha.
"Tempero Mágico": Aquecer a manteiga para torná-la líquida, e bater tudo no liquidificador. OBS. Esta quantidade de tempero, dará para fazer várias vezes. Este mesmo tempero, é passado em pãezinhos que deverão ser tostados na brasa e servido em pedacinhos.

Acompanha este "churrasco", saladas diversas, Farofa Pronta Amafil, bananas, abacaxi e manga, assados na grelha, cobertos com açúcar de baunilha e canela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *